Sob o comando do Delegado Edberg Sobral e coordenação da Diretoria de Polícia Judiciária 3 (DPJ3), com o delegado Alexandre Leite, policiais civis da 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ºDRP) de Arapiraca, prenderam em flagrante dois homens pelos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, estelionato e receptação. Os suspeitos fazem parte de uma associação criminosa especializada na aquisição de veículos roubados, furtados e até mesmo locados, para adulterá-los e revendê-los como carros para quitação futura.
A investigação teve início quando uma vítima, que havia locado uma motocicleta para um dos suspeitos, constatou que o veículo, que deveria circular apenas em Maceió, foi localizado via GPS em Arapiraca. Inicialmente, acreditava-se que a moto havia sido roubada, o que motivou a equipe da 4ª DRP de Arapiraca a iniciar as buscas com base nas informações fornecidas pela empresa locadora.
Ao localizar a moto, os policiais descobriram que um dos suspeitos estava tentando vendê-la a um terceiro, utilizando a justificativa de que o veículo estava regular, mas que a transferência dos documentos só seria feita após a quitação do contrato. Durante a inspeção do local, foi encontrado um veículo Toyota Corolla XEI 2023, cuja placa pertencente a outro veículo do mesmo modelo, já adulterado para ser comercializado como parte do esquema de quitação futura.
Ao verificar o número do chassi, foi confirmada a procedência ilícita do veículo, que havia sido tomado de assalto. Os criminosos utilizavam um local no povoado próximo a Taquarana para armazenar os automóveis. No local, estavam os suspeitos que foram imediatamente presos. Durante as verificações na Central de Polícia de Arapiraca, foi constatado que ambos já haviam sido detidos anteriormente em outros estados por crimes semelhantes, envolvendo a comercialização de veículos roubados e adulteração de sinais identificadores.
Como resultado da ação, a motocicleta Honda/CG 160 Start foi devolvida ao proprietário legítimo, enquanto o Toyota Corolla XEI 2023 foi apreendido. Todos os envolvidos prestaram depoimento, o que levou à prisão em flagrante de ambos. Os presos estão recolhidos na Central de Polícia Civil de Arapiraca, à disposição da Justiça.