Internacional

Polícia morto em ataque no sul do Irão

“Um polícia de Saravan foi morto quando alguns terroristas tentaram invadir a esquadra da polícia” desta localidade situada na província de Sistão-Baluchistão, no sudeste, informou a agência Tasnim.

 

Os atacantes eram membros do grupo jihadista sunita Jaish al-Adl (“Exército da Justiça” em árabe), com sede no Paquistão e ativo no sudeste do Irão, segundo a mesma fonte.

Sistão-Baluchistão, uma das regiões menos desenvolvidas do Irão e que partilha uma longa fronteira porosa com o Paquistão e o Afeganistão, é regularmente palco de confrontos entre as forças de segurança iranianas, rebeldes da minoria balúchi, grupos sunitas radicais e traficantes de droga.

Esta província abriga uma importante população da minoria étnica balúchi, que pratica o islamismo sunita, num Irão de maioria xiita.

“Três terroristas foram mortos e dois detidos” no ataque ocorrido em Saravan, precisou a agência Tasnim.

Em 26 de julho, pelo menos seis pessoas foram mortas num ataque reivindicado pelo Jaish al-Adl contra um edifício da justiça na mesma região.

Em outubro de 2024, um ataque contra as forças da ordem custou a vida a 10 polícias, um dos ataques mais mortíferos dos últimos anos.

Leia Também: Autoridades iranianas prendem 20 pessoas por colaboração com Mossad

Leia também