Uma professora da Escola José Soares Pinto, em Pão de Açúcar, no sertão do Estado, foi agredida nesta quinta-feira, 31, dentro da sala de aula, por um aluno de 16 anos, matriculado no1º ano do ensino médio. A agressão foi registrada pelas câmeras de monitoramento da unidade de ensino.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
As imagens mostram o aluno saindo normalmente da sala e voltando repentinamente, já se dirigindo em direção à professora e desferindo um soco contra a educadora. Nenhum aluno esboça reação, enquanto o agressor volta a se sentar no fundo da sala e, posteriormente, sai do local.
Como não há áudio, não fica claro se houve alguma discussão entre o adolescente e a professora ou se eles possuem histórico de agressões.
A Secretaria de Estado da Educação informou que assim que tomou conhecimento da agressão, a direção da escola orientou a professora a formalizar denúncia no CISP de Pão de Açúcar, além de entregar as imagens às autoridades policiais. Não há confirmação se o adolescente prestou depoimento. Leia abaixo a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) e a direção da Escola Estadual José Soares Pinto, em Pão de Açúcar, informam a ocorrência e as providências adotadas em relação a um lamentável incidente registrado na manhã desta quinta-feira, 31 de julho, envolvendo um aluno do 1º ano do ensino médio da unidade de ensino, que em decorrência de um desentendimento disciplinar agrediu fisicamente uma educadora.
Ao tomar conhecimento do ocorrido, a direção da escola agiu imediatamente, seguindo todas as determinações previstas no regimento escolar. A professora foi orientada e acompanhada até o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Pão de Açúcar, para registrar Boletim de Ocorrência (BO). Além disso, as imagens das câmeras de segurança foram entregues às autoridades competentes para auxiliar nas investigações.
A Seduc e a escola manifestam total solidariedade e apoio à educadora, que está recebendo todo o suporte necessário para sua recuperação física e emocional. O caso está sendo tratado em conformidade com as normas disciplinares da rede estadual de ensino, assegurando os direitos e deveres de todos os envolvidos e garantindo que as medidas cabíveis sejam aplicadas.
A Seduc e a Escola Estadual José Soares Pinto repudiam veementemente qualquer forma de violência e reafirmam o seu compromisso inabalável com a segurança de toda a comunidade escolar, destacando a escola como um ambiente de aprendizado, respeito e diálogo.