Transformar maquiagem em expressão artística, identidade e resistência. Esse é o objetivo do Dragclass Makeup, curso gratuito idealizado e conduzido pela drag queen alagoana Alejandra Vortex, que será realizado no dia 9 de agosto, às 18h, na Escola Técnica de Arte (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), localizada na Praça Sinimbu, no Centro de Maceió.
Combinando técnica, criatividade e liberdade de expressão, a iniciativa oferece formação gratuita voltada a iniciantes, entusiastas e artistas em evolução que desejam explorar a maquiagem drag como ferramenta de afirmação pessoal, empoderamento e construção estética.
Ao longo das aulas, os participantes mergulham em uma jornada teórico-prática que aborda desde os fundamentos da maquiagem drag queen, como preparação de pele, colagem de sobrancelhas e recorte de côncavo, até técnicas avançadas de contorno, aplicação de glitter, cílios postiços e muito mais.
“Com um olhar pedagógico e inclusivo, o Dragclass Makeup reforça que a maquiagem drag é mais do que performance, é manifestação política, identidade, resistência e arte viva. Tudo isso com foco na expressão individual, no empoderamento artístico e no respeito à diversidade que compõe a cena LGBTQIAPN+”, afirma Alejandra Vortex.
A iniciativa é promovida com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
“Apoiar projetos como o Dragclass é reafirmar o compromisso do Governo de Alagoas com a cultura como instrumento de transformação social, respeito à diversidade e combate à intolerância. A arte drag é uma expressão legítima da liberdade, da criatividade e da potência das nossas artistas”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.