Poder
Política

PT anuncia apoio à CPI do Banco Master para evitar desgaste político

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, anunciou que o partido irá assinar os requerimentos para a criação de uma CPI e de uma CPMI destinadas a investigar o Banco Master. Segundo ele, a decisão tem como objetivo evitar que a sigla seja colocada em posição defensiva diante das apurações em curso.

O caso envolve uma série de conexões políticas já reveladas, incluindo reunião do presidente Lula com Daniel Vorcaro no Palácio do Planalto, a ausência de comunicação desse encontro ao então presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a assinatura de um decreto pelo ministro Rui Costa que teria beneficiado empresa ligada ao esquema. Também constam registros da participação do ex-ministro Guido Mantega em encontros relacionados ao tema e investigações que atingem Lulinha, filho do presidente.

Apesar do anúncio, o PT não irá apoiar o pedido de CPI apresentado pelo deputado Carlos Jordy (PL), que trata do mesmo objeto, mas é de autoria da oposição. O apoio petista ficará restrito aos requerimentos apresentados por parlamentares alinhados à base governista. Lindbergh Farias, que fez o anúncio, é o mesmo deputado que recentemente solicitou ao TSE medidas contra a divulgação de pesquisas eleitorais desfavoráveis ao presidente.

Leia também