Alagoas

Rede Sertão Delas inicia jornada para alavancar empreendedorismo feminino na região

As mulheres que resolvem empreender no Sertão de Alagoas enfrentam grandes desafios para se firmarem em um mercado ainda majoritariamente masculino. Em busca de caminhos para superar essas dificuldades, o Sebrae Alagoas deu início ao projeto Rede Sertão Delas, com uma série de encontros com empreendedoras da região.

O primeiro evento aconteceu na última quinta-feira (17), no município de São José da Tapera. De acordo com a analista do Sebrae Delmiro Gouveia, Mirela Souza, a proposta é percorrer 22 municípios da área de atuação da unidade regional. “Já conseguimos agendar 15 reuniões, entre os meses de julho e agosto, mas pretendemos atingir as empreendedoras de todas as cidades para entender a realidade em que elas estão inseridas e, então, colocar em prática ações que contribuam para o crescimento dos seus negócios”, explicou.

O objetivo inicial dos encontros é criar um espaço de escuta ativa, compartilhamento de experiências e a construção coletiva de estratégias para enfrentar obstáculos comuns do empreendedorismo feminino. Para facilitar o processo, foram aplicadas dinâmicas no encontro de São José da Tapera, que ajudaram as mulheres a falarem sobre dificuldades, medos, desafios e objetivos.

Este primeiro evento reuniu mulheres de diversos segmentos, desde beleza, moda, alimentação e, até, mecânica automotiva, e revelou pontos em comum nas histórias das participantes.

“Uma das dores mais recorrentes citadas por elas é a falta de incentivo dentro da própria família. Muitas delas têm dificuldade em obter uma rede de apoio para que possam iniciar o próprio negócio, principalmente por acumularem múltiplas jornadas. Algumas chegam a desistir e empreender por não poderem contar com esse suporte. Outro ponto muito citado foi o acesso ao crédito, a dificuldade em obter investimentos”, destacou Mirela Souza.

Confira a programação dos encontros

O próximo encontro está marcado para acontecer em Poço das Trincheiras, na próxima terça (22), a partir das 14h, no auditório que fica anexo ao Almoxarifado do município. No dia 24, a Rede Sertão Delas desembarca em Canapi, às 9h, na Secretaria Municipal de Agricultura; e prossegue, no dia 29, para o auditório da Escola Antenor Serpa, em Olho d’Água do Casado, às 19h.

A agenda segue no dia 30, com o encontro, às 9h, na Câmara de Vereadores do município de Pariconha; e no dia seguinte, 31 de julho, em Olho d’Água das Flores, na Escola Maria Augusta Silva Melo, às 19h. Em 7 de agosto será a vez de Pão de Açúcar, com o evento marcado para às 19h na avenida Maestro Manoelito Bezerra Lima, 803.

O Rede Sertão Delas é voltado para micro e pequenas empresárias, e ainda para empreendedoras informais ou mulheres que desejam iniciar o próprio negócio. A participação é gratuita, mediante inscrição na plataforma Doity: https://doity.com.br/sebraealagoas.

 

Leia também