Os primeiros times classificados à 3ª fase (oitavas de final) do Campeonato Brasileiro da Série D foram definidos neste sábado, quando aconteceram 12 jogos da rodada de volta da segunda fase. Cinco confrontos também foram definidos.
Dos três paulistas que sobraram na competição, apenas um avançou: a Inter de Limeira, que em casa, fez 2 a 1 sobre o Marcílio Dias-SC. Tinha empatado por 0 a 0 lá em Santa Catarina.
DEFINIDOS OS 8 CONFRONTOS DAS OITAVAS
No Canindé, a Portuguesa até devolveu o 1 a 0 sobre o Mixto-MT, mas perdeu a disputa de pênaltis: 3 x 4.
O Água Santa-SP perdeu por 2 a 1 para o Ceilândia-DF e acabou eliminado porque tinha empatado em casa, em Diadema, por 1 a 1.
MANDANTES SE DÃO MELHOR
A rodada de sábado começou com uma demonstração clara de que os times mandantes se dariam melhor. Só a Portuguesa não confirmou este fato nos seis jogos que começaram às 16 horas.
O Manauara-AM fez 1 a 0 em cima do Sampaio Corrêa-MA e ficou coma vaga porque tinha empatado por 1 a 1 no Maranhão. O Aparecidense-GO empatou por 2 a 2 com o Maricá-RJ, mas tinha vencido fora por 2 a 1.
O Barra-SC passou fácil pelo Cascavel-PR por 3 a 0, confirmando a vitória fora de casa por 1 a 0. O Barra vai enfrentar o Ceilândia nas oitavas.
SANTA CRUZ AVANÇA NOS PÊNALTIS
Nos quatro jogos com início às 17 horas, também os mandantes se deram melhor. Quem teve maior dificuldade foi o Santa Cruz que venceu por 2 a 1 o Sergipe-SE, devolvendo o placar fora. Nos pênaltis, o tricolor pernambucano foi perfeito: 5 a 4. Agora vai enfrentar o Altos-PI.
Dois favoritos confirmaram suas vagas. Um deles foi o Altos-PI que fez 3 a 1 no Independência-AC, mas já tinha vencido fora por 5 a 1. O ASA-AL também venceu outra vez o Ferroviário-CE, agora por 2 a 0 – no Ceará foi 1 a 0.
No Espírito Santos, o Rio Branco-ES fez 3 a 0 no Luverdense-MT e ficou com a vaga porque tinha empatado sem gols no Mato Grosso.
ZEQUINHA PERDE VAGA EM CASA
Além da Portuguesa, outro time que perdeu vaga como mandante foi o São José-RS, o Zequinha na região metropolitana de Perto Alegre.
Em casa ele perdeu por 2 a 1 para o Goiatuba-GO, que confirmou a vaga por ter empatado por 1 a 1 no interior de Goiás. O Goiatuba, agora, fará um duelo goiano diante do Aparecidense.
No último jogo do sábado, o Imperatriz-MA levou um susto em casa ao perder por 2 a 0 para o Manaus-AM. Este tinha sido o placar registrado na capitam amazonense. Na disputa de pênaltis, o time do maranhão levou a melhor: 5 a 3.
O seu adversário será conhecido só domingo do jogo entre América-RN e Juazeirense-BA, que empataram o primeiro jogo por 1 a 1. O segundo jogo será disputado em Natal (RN), na Arena das Dunas.