Na próxima sexta-feira(26/09), a Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL), coordenada pela Defesa Civil Municipal, realizará o 21º Exercício Simulado no bairro do Pontal da Barra. Iniciando às 9h, o exercício tem como objetivo envolver as comunidades no entorno da unidade Cloro Soda da Braskem, bem como órgãos públicos e privados, para situações de acionamento do Plano Global de Atendimento para Situações de Emergência(PGASE).
Para a realização do exercício simulado, apenas as vias de acesso ao bairro do Pontal da Barra estarão bloqueadas. A Avenida Assis Chateaubriand e a AL 101 SUL não serão bloqueadas.
A simulação terá duração máxima de 40 minutos e terá início com o acionamento do alarme na comunidade do Pontal da Barra e o comunicado ao Centro Integrado de Operações da Segurança Pública(Ciosp) sobre uma suposta ocorrência na unidade industrial com reflexos na comunidade.
“A Defesa Civil de Maceió estará com equipes na base, pois no momento do acionamento a equipe irá se dirigir ao local com o intuito de medir o tempo de resposta. É um simulado necessário que acontece todos os anos a fim de nos preparar para uma possível ocorrência como essa”, explica Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió e da Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais(APELL).
Com a ação, as entidades envolvidas no simulado podem testar seus planos de atendimento a emergências e o controle da população. Além da Defesa Civil Municipal, estarão presentes o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas(CBMAL), Polícia Militar de Alagoas(PMAL), Defesa Civil Estadual, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Guarda Municipal. O Hospital Geral do Estado(HGE) e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió também participam do exercício.
Sobre a APELL
A Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL) desempenha um papel crucial no planejamento de medidas de proteção da população em casos de emergência na região que envolve a unidade industrial da Braskem no Pontal da Barra. Essa coordenação busca informar a população sobre possíveis situações de emergência e os procedimentos a serem seguidos nessas circunstâncias, por meio de orientações, decisões de evacuações, monitoramento e busca de abrigos.
Além da criação de um plano abrangente para o atendimento de situações de emergência e de um programa de treinamento, a realização regular de exercícios simulados de acionamento é fundamental para testar se as ações a serem executadas atendem às necessidades definidas no PGASE.
Esses simulados permitem uma análise minuciosa tanto pela Braskem quanto pelos órgãos envolvidos, visando aprimorar as medidas de resposta e preparação para possíveis eventos de emergência.
21º Simulado de Emergência do APELL
Desde 1997 são realizados em Alagoas os exercícios simulados da Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais. Todos os anos, a simulação conta com a participação das comunidades do entorno das unidades industriais da Braskem.