Alagoas

SSP realiza exercício simulado de resposta a múltiplas ações criminosas no Sertão

A Secretaria de Estado da Segurança Pública realiza, nesta quinta-feira (31), mais uma edição do exercício simulado de modalidades de Crimes Violentos Contra o Patrimônio. Coordenada pela Chefia Especial de Inteligência, a simulação vai ocorrer em frente ao Banco do Brasil de Delmiro Gouveia, no Centro da cidade sertaneja, a partir das 19h.

A ideia de simular, na prática, um ataque criminoso que foge da normalidade – como é um assalto a banco na modalidade do Novo Cangaço ou Domínio de Cidades – visa capacitar as forças policiais para uma resposta rápida e aceitável frente à ação de organizações criminosas. Estes treinamentos com simulações reais são uma tendência nas polícias em todo o Brasil e ocorrerá pela terceira vez no município.

De acordo com o secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, Patrick Madeiro, o simulado faz parte do Plano de Defesa do Estado e vai atualizar os conhecimentos adquiridos durante os planejamentos concretizados durante outras atividades semelhantes.

“Queremos fazer ajustes de procedimentos com base naquilo que já temos de ensinamentos e, claro, trazendo as novas práticas de combate aos crimes de grande complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade. Temos sido referência nacional neste tipo de aprimoramento, com reconhecimento dado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública”, afirmou o secretário.

Estarão envolvidos no simulado, integrantes da SSP, do 9º Batalhão de Polícia Militar, da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes), da Delegacia Regional de Delmiro e da Guarda Municipal de Delmiro, além de instituições bancárias e de transporte de valores. A Companhia Teatral Argemiro Batalha também participará do exercício simulado, que poderá ser acompanhado pela população e a imprensa, e poderá contar com barulhos de explosões tecnicamente controlados.

Leia também