Poder
Política

STF aceita denúncia e torna Bolsonaro réu por suposto golpe

No programa Bradock Show de hoje, sob a apresentação de Fabiana Barroso, com a participação de Rodrigo Constantino, o Deputado Ricardo Salles, o vereador Mauricio Galante e o comentarista André Marsiglia, o STF aceitou por unanimidade a denúncia da PGR contra Jair Bolsonaro e sete aliados, acusando-os de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Todos os ministros, incluindo Alexandre de Moraes, votaram pela aceitação, destacando que o ex-presidente teria liderado uma “organização criminosa estável”. No entanto, a defesa foi rejeitada, e o caso avança para a fase de instrução, com o ex-presidente agora formalmente réu.

Durante o julgamento, Moraes distorceu o Decreto de Trump sobre o sistema eleitoral brasileiro, alegando apoio às urnas eletrônicas, enquanto o decreto, na realidade, elogiava apenas o sistema biométrico de identificação. Além disso, Bolsonaro optou por não comparecer ao segundo dia de julgamento, alegando já ter cumprido o “efeito político” necessário com sua presença inicial.

Em paralelo, o ministro Luiz Fux pediu vista para revisar a dosimetria das penas de 8 de janeiro, argumentando que a emoção não pode guiar decisões judiciais, enquanto o Brasil enfrenta seu maior déficit nas contas externas desde 2014.

Leia também