A Receita Federal apreendeu cerca de R$ 3 milhões em calçados falsificados durante uma operação de fiscalização realizada na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Maceió. A Operação Oitentão teve como foco o combate ao contrabando e à comercialização ilegal de tênis falsificados.
Ao todo, cinco estabelecimentos comerciais foram alvos da operação, que resultou na apreensão da mercadoria suspeita. Segundo a Receita Federal, muitos dos calçados falsificados apreendidos podem ter sido produzidos a partir de resíduos descartados no exterior, incluindo lixo comum e até lixo hospitalar, o que representa riscos à saúde dos consumidores.
Além disso, a fiscalização visa proteger o mercado formal e combater práticas que alimentam o crime organizado. Produtos contrabandeados ou pirateados não recolhem impostos, geram concorrência desleal e, muitas vezes, estão ligados a trabalho escravo e redes criminosas, tanto no Brasil quanto no exterior.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
Por fim, a Receita Federal alega que a importação e venda desses itens não são apenas atos de comércio irregular, mas crimes que impactam negativamente a economia.
