A retotalização dos votos para o cargo de vereador da cidade de Japaratinga foi concluída nesta terça-feira, 12, pela Justiça Eleitora de Alagoas. A ação foi realizada após a anulação dos diplomas de quatro vereadores eleitos pelo MDB, em razão de uma fraude comprovada na cota de gênero nas Eleições de 2024.
A decisão judicial resultou na cassação dos diplomas dos seguintes vereadores: Severino Luiz dos Santos Neto, Rayabe Tavares, Meykson Thiago Trindade Santos e Joselia Belo Buarque. Além disso, a candidatura de Carla Lins foi considerada inelegível.
Com a retotalização, quatro novos vereadores assumem a Câmara Municipal de Japaratinga a partir desta quarta-feira (13): Roosevelt Kenned Franco Rodrigues (Republicanos), Everaldo Solano de Vasconcelos Neto (Republicanos), Fábio Benedito da Silva (PSB) e José Roberto dos Santos (PSDB).
O relatório da retotalização foi validado pelo juiz eleitoral substituto da 14ª Zona, Edmilson Machado de Almeida Neto. A cerimônia de retotalização ocorreu na manhã desta terça-feira, garantindo a atualização dos resultados oficiais.