Ações distintas da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), por meio da Companhia de Polícia Militar Independente de Ronda de Ação Intensiva Ostensiva (Raio/CPM-I), resultaram em apreensões de drogas, armas e celulares nesse sábado (16), em Maceió. Nos três casos registrados, autores e materiais foram encaminhados à Central de Flagrantes da capital.
Pela manhã, no conjunto Jorge Quintela, no Benedito Bentes, uma pessoa foi presa e, com ela, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 com duas munições intactas e um aparelho celular. A equipe do programa Força Tarefa (FT Raio 90), composta por integrantes da companhia, estavam em patrulhamento quando observaram um indivíduo com um volume suspeito na cintura.
Ele também demonstrou nervosismo e tentou se evadir, mudando de direção bruscamente ao notar a presença policial. Diante da suspeita, foi realizada a abordagem. Na busca pessoal, foi constatado que o volume em sua cintura era um aparelho telefônico. Entretanto, ele admitiu que mantinha uma arma de fogo sob sua posse e indicou o esconderijo do armamento, em uma área de mata nas proximidades. A equipe realizou uma varredura na vegetação e localizou uma sacola contendo o material ilícito.
Por volta das 16h, na localidade conhecida como Grota Zé Miguel, na Chã da Jaqueira, foram apreendidos 305g de maconha, 185 pedras de crack (23g), 50g de cocaína e um smartphone. Durante patrulhamento, a guarnição flagrou dois indivíduos comercializando entorpecentes. Um deles correu quando notou a presença da PM.
O segundo envolvido tentou se desfazer de alguns objetos, que posteriormente foi confirmado se tratar de material ilícito. Na busca pessoal, os agentes constataram que havia pedras de crack no bolso dele. Na consulta aos dados do abordado, havia registro de um mandado de prisão preventiva, expedido pela 17ª Vara Criminal da Capital, que estava em aberto.
O documento indicava a prática dos crimes de organização criminosa e associação ao tráfico. Ele foi conduzido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, à Polícia Judiciária. Diante do receio de fuga e para garantir a segurança dos envolvidos (do próprio conduzido, dos militares e de terceiros), foi necessário o emprego de algemas.
O terceiro flagrante ocorreu por volta das 21h de sábado, na Rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Santa Lúcia, e resultou na apreensão de 1.02 kg de cocaína, 205g de maconha e um aparelho celular. As guarnições Raio 01 e 03 patrulhavam pelas ruas da comunidade quando avistaram um indivíduo saindo de um beco, mas que retornou bruscamente quando avistou a polícia.
Ele carregava uma mochila, mas arremessou o objeto para o interior do beco na tentativa de se desfazer do material. Rapidamente, foram realizadas a abordagem e a busca pessoal. Ao verificar o conteúdo da mochila, os agentes encontraram cocaína e maconha.