Os preços internos do trigo caíram na última semana, em linha com o mercado externo e a paridade de importação. É isso o que mostram os levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Segundo o Centro de Pesquisas, as estimativas de oferta e demanda de trigo no Brasil seguem apontando produção ligeiramente menor em 2025. No entanto, os maiores estoques de passagem (julho/25), influenciados pelas importações aquecidas, devem manter elevada a disponibilidade interna.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Esse cenário, atrelado às desvalorizações externa e do dólar, que favorecem as importações, pressionou as cotações domésticas do cereal. Conforme dados divulgados neste mês pela Conab e analisados pelo Cepea, a área de trigo no Brasil é estimada em 2,55 milhões de hectares, queda de 16,7% sobre a temporada passada.
Porém, a produtividade pode crescer 19%, para 3,07 t/ha, o que resultaria em produção de 7,81 milhões de toneladas em 2025, apenas 1% abaixo da de 2024.
*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo
O post Trigo: cenário externo pressiona as cotações no Brasil apareceu primeiro em Canal Rural.