No início desta semana, uma frente fria associada a um ciclone extratropical atua no Sul do Brasil, o que mantém o tempo instável nos três estados da região. A nebulosidade é densa, com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, especialmente no leste gaúcho e no sudeste catarinense, onde a precipitação se concentra entre a madrugada e a manhã.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Os ventos ganham destaque com rajadas que variam de 51 a 70 km/h no centro-leste do Rio Grande do Sul e podem chegar a 90 km/h no litoral norte do estado, no Paraná e em Santa Catarina, chegando a superar 91 km/h em pontos do litoral gaúcho.
O tempo no Sudeste
Segundo a Climatempo, no Sudeste, a previsão indica chuva isolada no centro-sul do estado de São Paulo, incluindo a capital, e no sul de Minas Gerais.
Já no Rio de Janeiro, Espírito Santo e grande parte de Minas, o tempo permanece firme, com céu claro e baixa umidade, especialmente no interior e no Triângulo Mineiro, onde os índices podem cair abaixo dos 30% durante a tarde.
Centro-Oeste tem previsão de temporais
No Centro-Oeste, as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente no centro-sul do Mato Grosso do Sul, com possibilidade de temporais na região central do estado, incluindo Campo Grande.
Nas demais áreas do Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, predomina o tempo seco, ensolarado e com umidade relativa do ar entre 12% e 20% nos horários mais quentes.
Nordeste
A Região Nordeste registra tempo instável devido à infiltração marítima, com chuvas moderadas entre Sergipe e Ceará e risco de temporais ao longo do litoral, entre Maceió e Recife.
O interior nordestino, contudo, segue com tempo firme e baixa umidade, especialmente em áreas do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia.
Pancadas de chuva e tempo seco no Norte
No Norte do país, pancadas de chuva são esperadas no Acre, Amazonas, Roraima e norte de Rondônia, enquanto Pará, Amapá e Tocantins permanecem com céu claro e clima seco. Palmas, capital do Tocantins, mantém alerta para níveis críticos de umidade, que podem variar entre 12% e 20%.
O post Última semana de julho começará com pancadas de chuva, ventos fortes e tempo seco pelo Brasil apareceu primeiro em Canal Rural.