Uma operação deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira, 29, cumpre 50 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão em Maceió e cidades da região metropolitana. A ação envolve agentes de todas as forças de segurança e Ministério Público Estadual.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DE ALAGOAS NO INSTAGRAM
A ação, denominada Comando Vermelho 2, unifica duas investigações sobre a autuação do crime organizado no estado e seu modus operandi. Os suspeitos acusados de participação em crimes como tráfico, porte ilegal de arma de fogo, homicídios e roubos, e se concentra em Maceió e nas cidades de Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.
RIO LARGO COMO BASE
As investigações apontaram a cidade de Rio Largo como peça central da organização criminosa, que atuava, sobretudo. nos Conjuntos Jarbas Oiticica, Antônio Lins e Mutirão, e nos bairros Mata do Rolo, Lourenço de Albuquerque, Morro, Alto de São Miguel, Biquinha e Cucaú. Em Santa Luzia do Norte e Satuba também foram identificadas bases de apoio logístico e operacional dos grupos criminosos.
De acordo com os investigadores, essas facções mantinham uma disputa violenta por território com grupos rivais, promovendo confrontos armados e execuções, em uma verdadeira guerra urbana.
Os presos deverão ser encaminhados para autuação na Central de Flagrantes e, posteriormente, para o sistema prisional, uma vez que tiveram as prisões decretadas pela 17ª Vara Criminal da Capital. Outros dois acusados tiveram medidas cautelares diferentes de prisão impostas pela Justiça.