O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ligar para ele “quando quiser”, mesmo após anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A fala foi registrada pela repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo.
A declaração veio após Trump ser questionado sobre a possibilidade de diálogo entre os dois presidentes. Sem entrar em detalhes, ele limitou-se a dizer: “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, em referência às medidas adotadas pelo governo brasileiro que, segundo os EUA, violariam interesses estratégicos e a liberdade de expressão de cidadãos americanos.
O que motivou o tarifaço dos Estados Unidos?
A nova tarifa de 50% foi oficializada por meio de uma ordem executiva assinada por Trump na última quarta-feira (30). A medida, que entra em vigor em 6 de agosto, foi anunciada formalmente por meio de uma carta enviada a Lula no início de julho.
Segundo a Casa Branca, a decisão foi motivada por ações do governo brasileiro que prejudicariam empresas americanas e violariam princípios fundamentais dos EUA. O documento menciona decisões judiciais brasileiras que teriam forçado empresas de tecnologia a entregar dados de usuários, alterar regras de moderação e censurar discursos políticos.
Existe possibilidade de reaproximação diplomática?
Fontes do Itamaraty veem a fala de Trump como um possível gesto de abertura, embora ponderem que uma ligação entre os dois líderes exigiria “muita preparação”. Interlocutores do Palácio do Planalto afirmam que os canais diplomáticos com a Casa Branca estão fechados e que há dificuldades em estabelecer diálogo direto com o núcleo político do governo americano.
Em entrevista recente ao The New York Times, Lula declarou:
“Até agora, não foi possível conversar com ninguém. Mandei o vice, o ministro da Agricultura e o da Economia, mas os EUA não respondem.”
The post Trump reage ao tarifaço e manda recado: ‘Lula pode falar comigo quando quiser’ appeared first on Super Rádio Tupi.