Uma falha de comunicação no tráfego aéreo suspendeu temporariamente pousos e decolagens em diversos aeroportos do Brasil na manhã desta segunda-feira (18). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), ao menos 20 voos foram impactados no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.
O problema ocorreu no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo 2 (Cindacta 2), localizado em Curitiba, responsável por controlar a navegação em áreas que abrangem as três capitais do Sul, parte do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Quanto tempo durou a pane?
A FAB informou que a queda nas frequências de comunicação foi registrada às 10h30, e o sistema foi restabelecido às 11h15, totalizando 45 minutos de instabilidade. Durante o período, decolagens e pousos foram suspensos por segurança.
Apesar da gravidade, a Força Aérea destacou que a situação foi controlada rapidamente e as operações normalizadas ainda na manhã.
Impacto nos principais aeroportos
Em Curitiba, nove voos atrasaram por causa da falha no controle de aproximação. A Motiva, administradora do Aeroporto Internacional Afonso Pena, confirmou que as atividades voltaram ao normal após cerca de 56 minutos.
No Rio de Janeiro, o Santos Dumont registrou dois voos atrasados, enquanto o Galeão teve sete operações afetadas.
Já em São Paulo, o Aeroporto de Congonhas cancelou quatro chegadas e três partidas, e em Guarulhos, quatro voos foram comprometidos, sem detalhamento.
Balanço da pane aérea:
- Curitiba (PR): 9 voos atrasados
- Santos Dumont (RJ): 2 voos afetados
- Galeão (RJ): 7 atrasos
- Congonhas (SP): 7 operações canceladas
- Guarulhos (SP): 4 voos afetados
- Porto Alegre (RS): 7 decolagens e 1 pouso atrasados
Situação em Porto Alegre
Segundo a concessionária Fraport, sete decolagens e um pouso foram atrasados no Aeroporto Salgado Filho. A empresa informou que os serviços já foram totalmente normalizados.
The post Falha em sistema aéreo atrasa voos no Sul e Sudeste do Brasil appeared first on Super Rádio Tupi.