Nacional

Carla Zambelli é presa na Itália após denúncia de deputado

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nesta terça-feira (29), segundo confirmação do Ministério da Justiça. Condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli estava foragida e teve o nome incluído na lista de procurados da Interpol.

A prisão aconteceu em Roma, após o deputado italiano Angelo Bonelli informar às autoridades locais o endereço onde Zambelli estaria hospedada.

Como a polícia italiana localizou Carla Zambelli?

Em postagem na rede social X, Bonelli revelou ter fornecido à polícia italiana o paradeiro da parlamentar. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar nesta segunda-feira (28).

Segundo o Ministério da Justiça do Brasil, a prisão ocorre após pedido formal de extradição, encaminhado às autoridades italianas assim que Zambelli fugiu do país.

Por que Zambelli foi condenada pelo STF?

A condenação de Zambelli está relacionada à invasão hacker ao sistema do CNJ, crime pelo qual o STF determinou pena de 10 anos de reclusão. Desde então, a deputada vinha sendo considerada foragida. A ação contou com forte repercussão nacional e internacional.

Com a prisão, os trâmites legais para a extradição da parlamentar ao Brasil devem avançar nos próximos dias, conforme as regras de cooperação entre os dois países.

The post Carla Zambelli é presa na Itália após denúncia de deputado appeared first on Super Rádio Tupi.

Deixe uma resposta

Acesse para Comentar.

Leia também