Paulo Afonso

Famtour “Caminhos do Cangaço” fortalece turismo histórico-cultural em Paulo Afonso

Um grupo de operadores e guias de turismo das cidades de Piranhas (AL) e Canindé do São Francisco (SE) participou do famtour “Caminhos do Cangaço”, nesta semana, com o objetivo de conhecer de perto os principais atrativos ligados à trajetória de Maria Bonita e Lampião na cidade baiana. O evento teve como objetivo a integração regional e a valorização do turismo histórico-cultural.

Idealizado pelo Secretário de Turismo de Paulo Afonso, Messon Leandro, o evento faz parte de uma estratégia maior de posicionar o movimento do Cangaço como um produto turístico relevante, com potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural do município e de toda a região.

Durante a visita, os participantes exploraram três pontos emblemáticos da história do cangaço:
• Sítio Histórico Lago do Mel, localizado na antiga Fazenda Touro, cenário do maior confronto entre o bando de Lampião e as forças volantes, onde 16 soldados e o irmão de Lampião, Ezequiel Ferreira da Silva, perderam a vida.
• Vila de Dona Generosa, figura lendária e principal coiteira de Lampião em Paulo Afonso, famosa pelos “bailes perfumados” realizados em sua casa.
• Museu Casa de Maria Bonita, onde nasceu a Rainha do Cangaço, hoje transformado em espaço de memória e valorização cultural.

De acordo com Messon Leandro, a experiência permite que os profissionais do setor vivenciem a infraestrutura, a segurança e a viabilidade dos roteiros turísticos. “Quando eles conhecem de perto o que temos a oferecer, ganham mais propriedade para divulgar e vender os destinos. Além disso, o contato com a história fortalece o sentimento de pertencimento e orgulho pelo nosso patrimônio cultural”, afirmou.00

Deixe uma resposta

Acesse para Comentar.

Leia também