O prefeito eleito de Paulo Afonso (BA), Mário Galinho (PSD), e o vice, Pedro Mácario (PSDB), foram diplomados, nesta quarta-feira (18/12). A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores do Município.
O prefeito eleito para o cargo, Mário teve 31.834 (50,19%) dos votos válidos durante o primeiro turno das Eleições 2024.
Durante a cerimônia, também foram diplomados os 17 vereadores eleitos e seus suplentes. Os mandatos terão início no dia 1º de janeiro de 2025.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Na ocasião, é realizada a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo juiz de Direito, diretor do Foro Eleitoral, representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
É com profunda gratidão que me dirijo a vocês neste momento, que não é apenas meu, mas de toda Paulo Afonso. A primeira palavra que me vem à mente é “obrigado”, muito obrigado. Agradeço imensamente à minha família, especialmente em nome da minha mãe, Zesarina, à minha esposa e às minhas filhas. Agradeço também aos meus amigos, que nunca duvidaram de que eu chegaria até aqui, aos vereadores, aos deputados, ao senador e a todos que contribuíram para este momento. Este é um momento histórico para a nossa cidade, para a democracia e para o nosso povo. Paulo Afonso nunca mais viverá tempos de desavenças. Paulo Afonso viverá novos tempos: uma cidade próspera, inclusiva e solidária. Ao povo, dedico o meu mandato.”, afirmou Galinho após a diplomação.
Perfil
Mário César Barreto Azevedo, de 38 anos, conhecido por Mário Galinho, natural de Paulo Afonso, nasceu em 1985, mais velho de três irmãos, filho de Manoel Messias Gomes de Azevedo (EM MEMÓRIA) e de Maria Cesarina Barreto de Azevedo. Casado com Jéssica Sá e pai da pequena Maria Isis. Recebeu do Pai esse apelido de ‘Galinho’ ainda na adolescência, pelo andar apressado e a inquietação para resolver as coisas.
Formado em Técnico de Informática, trabalhou por 8 anos na Prefeitura Municipal de Paulo Afonso. Atuou profissionalmente também como mecânico de automóveis.
Durante o tratamento do câncer de seu Pai, viveu na pele o drama das pessoas que necessitam de saúde pública e viu inúmeros descasos. Transformou essa experiência dolorosa em luta política, candidatando-se a vereador em 2016 sendo eleito com 525 votos pelo partido SOLIDARIDADE, onde atualmente exerce a função de presidente da legenda no município. Em 2018, foi candidato a Deputado Estadual, alcançando a expressiva votação de 8.618 votos.
Ainda no início do mandato, em 2017, abriu mão do aumento salarial, desde então, destina a entidades filantrópicas o recurso correspondente.
O vice-prefeito eleito em Paulo Afonso é Pedro Macario, do PSDB, que tem 84 anos.
Os dois fazem parte da coligação PAULO AFONSO RECONSTRUIDA E FELIZ, formada pelos partidos PSD, PSDB, CIDADANIA, AVANTE e SOLIDARIEDADE.