O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez duras declarações nesta sexta-feira (1º), ao responder às sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos, classificando a medida como uma tentativa “covarde e infrutífera” de interferência no Judiciário brasileiro. Durante a abertura do segundo semestre do Judiciário, Moraes afirmou que a Corte não se curvará a ameaças externas.
Moraes garantiu que o rito processual do STF seguirá inalterado, e que ignorará as sanções impostas com base na Lei Magnitsky, norma usada pelos EUA para punir estrangeiros acusados de corrupção ou violação de direitos humanos.
“As ações prosseguirão. O rito processual do STF não se adiantará, não se atrasará. O rito processual do STF irá ignorar as sanções praticadas“, afirmou o ministro, que é relator dos processos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros acusados de arquitetar a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.
Como Moraes vê a atuação de brasileiros no exterior?
Em seu discurso, Moraes denunciou uma “organização criminosa” que age com interesses estrangeiros, atacando ministros e instituições. Sem citar nomes diretamente, ele fez referência a Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA e já admitiu atuar junto a autoridades americanas por sanções ao STF.
“São pseudopatriotas que não tiveram coragem de permanecer no país”, declarou. Moraes disse ainda que essas ações são parte de uma tentativa contínua de golpe, com o mesmo modus operandi utilizado em 2023.
Qual foi a reação do governo brasileiro?
A fala do ministro acontece após uma série de manifestações públicas em apoio a ele. O presidente Lula, ministros do Supremo como Barroso e Gilmar Mendes, e o chanceler Mauro Vieira condenaram a atitude dos EUA. O governo brasileiro estuda medidas diplomáticas para responder à sanção imposta pela gestão Trump, considerada uma violação da soberania nacional.
Moraes encerrou seu pronunciamento reforçando que o STF, a PGR e a PF não vão se dobrar diante de pressões externas e que a soberania do Brasil “não será negociada ou extorquida”.
Veja um trecho do momento:
“Eles acham que estão lidando com pessoas da laia deles, milicianos que nem eles. Não estão! Estão lidando com MINISTROS DA SUPREMA CORTE BRASILEIRA”
Alexandre de Moraes, 01 de agosto de 2025. pic.twitter.com/BsIjBR0lVA
— Bora Conversar Política (@bcppolitica) August 1, 2025
The post Moraes desafia Trump e afirma que não aceitará pressão estrangeira appeared first on Super Rádio Tupi.