O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (15), o início de uma investigação sobre as “práticas comerciais desleais” do Brasil. A iniciativa ocorre uma semana após a autoridade americana comunicar a adoção de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O novo valor entra em vigor no dia 1° de agosto.
Entre outras reclamações presentes no processo de investigação comercial, está a crítica ao Pix. De acordo com o governo americano, o método de pagamento do Brasil é uma forma do governo brasileiro favorecer o país causando prejuízos às empresas norte-americanas, como consta no documento do Escritório da Representação Comercial dos EUA, o USTR.
“O Brasil também parece se engajar em uma série de práticas desleais com relação aos serviços de pagamento eletrônico, incluindo, mas não se limitando a favorecer seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo”, diz o documento.
“Bolsotrump contra o pix”
Nas redes sociais, brasileiros se revoltaram com a crítica de Donald Trump ao sistema de pagamento e o assunto se tornou um dos mais comentados da rede social X na manhã desta quarta-feira (16).
A tag “Bolsotrump contra o Pix”, que ironiza o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente americano, Donald Trump, já soma 40 mil publicações e continua ganhando força. Internautas têm usado a expressão para compartilhar memes que criticam a declaração e a investigação aberta pelo governo dos EUA.
Trump sai em defesa de Bolsonaro
Trump classificou o processo contra Bolsonaro como uma “caça às bruxas” e declarou ser lamentável a tentativa de puni-lo judicialmente. “Ninguém está feliz com o que o Brasil está fazendo porque Bolsonaro era um presidente respeitado”, completou.
Apesar da demonstração pública de admiração, Trump afirmou que não é amigo pessoal de Bolsonaro, embora tenha saído em sua defesa diante das investigações por tentativa de golpe de Estado.
“Ele [Bolsonaro] não é um homem desonesto. Lutou muito pelo povo do Brasil. Não é meu amigo, mas é alguém que eu conheço como representante de milhões de brasileiros”, disse Trump em entrevista coletiva.
Bolsonaro pode ser condenado por tentativa de golpe?
Na segunda-feira (14), a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou as alegações finais no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado.
A PGR pediu a condenação de Bolsonaro e de nomes ligados ao seu governo, incluindo os ex-ministros Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Braga Netto, Anderson Torres e Paulo Sérgio Nogueira, além de Mauro Cid e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
A defesa dos réus ainda deve se manifestar antes que o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, elabore seu voto e dê início ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
The post Queixa dos EUA contra o Pix revolta brasileiros nas redes sociais appeared first on Super Rádio Tupi.