O prefeito de Macapá, Dr. Antônio Furlan (MDB), foi flagrado em vídeo agredindo o jornalista Heverson Castro durante visita às obras do Hospital Municipal, na zona norte da capital, neste domingo (17).
Nas imagens que circulam nas redes sociais, o gestor aparece segurando o repórter pelo pescoço após ser questionado sobre o atraso na construção da unidade de saúde.
Veja o momento:
🚨😳 VEJA ISSO, BRASIL! 🤦♂️🚨 E SE FOSSE COM VOCÊ O QUE FARIA?
Prefeito Dr. Furlan, de Macapá (AP), perdeu totalmente o controle!
Ao ser questionado sobre a demora em uma obra, o político se REVOLTOU e tentou aplicar um mata-leão em um cinegrafista da equipe do jornalista… pic.twitter.com/d8OmQo8Yea— Blitz RJ Oficial (@blitzRJoficial) August 18, 2025
Em nota oficial, a Prefeitura afirmou que o jornalista e sua equipe interromperam a agenda, ofenderam verbalmente o prefeito e tentaram agredi-lo fisicamente. O texto também aponta que duas servidoras municipais alegaram terem sido agredidas e registraram ocorrência na Delegacia da Mulher.
“O blogueiro Heverson Castro, acompanhado de outros dois indivíduos identificados como Marshal e Iran Froes, interrompeu a atividade oficial, agrediu verbalmente o prefeito e ainda tentou agredi-lo fisicamente.
Além do gestor municipal, duas servidoras também foram agredidas e já estão na Delegacia da Mulher prestando ocorrência.
A instituição reitera que não tolera nenhum tipo de violência, intimidação ou desrespeito que dificultem o trabalho realizado diariamente em prol da população. As medidas legais cabíveis já estão sendo tomadas para assegurar que os envolvidos sejam responsabilizados e que situações como esta não aconteçam”, diz a nota.
Defesa de jornalistas afirma que houve “abuso de autoridade”
Já a defesa dos jornalistas nega qualquer agressão. O advogado Maurício Pereira declarou que os profissionais apenas exerciam o direito à liberdade de expressão e classificou a condução deles pela Guarda Municipal como “abuso de autoridade”.
A Câmara Municipal de Macapá publicou nota de desagravo em solidariedade aos jornalistas. O documento afirma que impedir o trabalho da imprensa representa não só uma agressão aos profissionais, mas também uma violação ao direito da sociedade de ser informada.
“O jornalismo livre é um pilar essencial da democracia. Atentar contra jornalistas em pleno exercício de sua profissão é ferir não apenas a dignidade dos trabalhadores da comunicação, mas também o direito da sociedade à informação.
Manifestamos repúdio veemente a toda forma de intimidação e violência contra a imprensa e expressamos solidariedade irrestrita ao jornalista Heverson Castro, ao Portal Amapá e a todos os profissionais de comunicação que se dedicam, com coragem e responsabilidade, a dar voz à verdade”, afirmou a mensagem.
The post Vídeo mostra prefeito agredindo jornalista em obra municipal appeared first on Super Rádio Tupi.