Bahia

Vítima comemorava aniversário no dia do acidente entre ônibus e caminhão com 25 mortos na Bahia; mulher morreu quatro dias depois

Maria da Conceição Fernandes, de 33 anos, escolheu o passeio para a praia de Guarajuba, na cidade de Camaçari, para realizar o sonho de conhecer o mar. Morre a 25ª vítima de acidente entre ônibus e caminhão na Bahia
A 25ª vítima do acidente entre um ônibus de turismo e um caminhão, que aconteceu na BR-324, no trecho entre as cidades de São José do Jacuípe e Gavião, no norte da Bahia, comemorou o aniversário de 33 anos no passeio. A informação foi confirmada pela família da vítima.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Maria da Conceição Fernandes, que morreu na madrugada desta quinta-feira (11), foi socorrida em estado grave e levada para o hospital da cidade de Capim Grosso. Em seguida, foi transferida para o Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG), em Jacobina, onde estava internada desde segunda-feira (8), um dia depois da batida
A batida frontal aconteceu na noite de domingo (7), mesmo dia que Maria completava 33 anos. Ela escolheu o passeio para a praia de Guarajuba, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, para realizar um sonho: conhecer o mar.
Quem a acompanhou no passeio foi a irmã, Leilane Fernandes de Jesus, além do cunhado e do sobrinho de 5 anos. A mulher morreu no dia do acidente. O homem e a criança estão internados em hospitais de Salvador e de Feira de Santana.
Maria da Conceição e a irmã Leilane, que morreu no dia do acidente
Arquivo Pessoal
Três pessoas da mesma família morrem em acidente entre caminhão e carro na Bahia; quarta vítima ainda não foi identificada
A família morava em Goiânia e também não conhecia a praia. Eles viajaram para a Bahia apenas para comemorar o aniversário de Maria da Conceição.
Segundo a família, Maria da Conceição teve politraumatismo, que evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. O corpo dela começou a ser velado na tarde desta quinta, no povoado de Novo Paraíso, em Jacobina, onde ela morava com os pais.
“O sentimento [de perda] é muito grande, porque perder duas pessoas da família de um dia para o outro não é fácil. É muito triste, as pessoas da família e do povoado estão muito sentidas com isso”, disse o primo da vítima, Clériston Lopes.
Maria da Conceição fez aniversário no dia do acidente e morreu nesta quinta
Arquivo Pessoal
O sepultamento dela está previsto para 17h, no cemitério da Estrada Nova, que também fica no povoado de Novo Paraíso.
“Muito triste, principalmente para a mãe e o pai dela, que são pessoas maravilhosas. Elas também eram duas meninas maravilhosas, que todo mundo adorava e vão adorar para sempre”, disse a cunhada das vítimas, Luzinete Pereira.
Em nota, a Prefeitura de Jacobina lamentou a morte de Maria da Conceição Fernandes e se solidarizou com familiares e amigos.
Maria Conceição tinha 33 anos e estava no ônibus de turismo que bateu contra caminhão
Arquivo Pessoal
O que se sabe sobre batida entre ônibus de turismo e caminhão que deixou mais de 20 mortos
Quem são as vítimas da tragédia? Gestante, músico e crianças estão entre os mortos
Outros quatro passageiros seguem internados:
O cunhado de Maria Conceição está no Hospital Geral do Estado, em Salvador;
Uma mulher está internada no Hospital do Subúrbio, em Salvador;
O sobrinho de Maria Conceição está internado no Hospital da Criança, em Feira de Santana, e segundo a família, deve fazer uma cirurgia na perna, na tarde desta quinta;
Uma mulher, identificada como Ludmila Lima Mandu, está internada no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. O quadro de saúde dela começou a se estabilizar, mas ela precisa de doação de sangue, que pode ser feita na sede do Hemoba, em Jacobina.
Quatro vítimas de acidente entre ônibus e caminhão na BA seguem internadas
Maior tragédia nos últimos dois anos
Veículos ficaram destruídos após acidente
Redes sociais
O acidente na BR-324 foi o que mais registrou óbitos na Bahia, nos últimos dois anos, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Entre as vítimas, estão crianças, adolescentes, gestante e adultos. Muitas delas faziam parte da mesma família.
No ônibus, 22 pessoas morreram e 4 ficaram feridas;
As três pessoas que estavam no caminhão morreram.
Batida entre caminhão e ônibus de turismo deixou 25 mortos no norte da Bahia
TV Globo/Reprodução
Uma das sobreviventes, Flávia Carneiro, contou à TV Bahia que estava sentada na última fila do ônibus, que sofreu menos impacto, e por isso conseguiu se salvar. Ela perdeu a filha de 14 anos, a mãe, o namorado, o padrasto e a prima.
Deitada em uma maca, Flávia Carneiro acompanhou o velório da mãe e da filha em Jacobina.
Deitada em maca, sobrevivente acompanha velório de filha em acidente com 25 mortos na Bahia
Filipe Costa
Flávia também relatou que estava acordada quando tudo aconteceu. Ela notou que, antes da colisão, o ônibus aumentou a velocidade e logo depois surgiu um forte clarão.
“Situação de guerra”: Brigadista relata luta contra o tempo para salvar vidas
Apesar disso, ainda não se sabe o que causou a batida entre o caminhão e o ônibus. Os motoristas dos dois veículos estão entre os mortos. O caso segue investigado.
Sobre o acidente
Brigada voluntária prestou os primeiros atendimentos às vítimas do acidente
Brigada Anjos Jacuipenses
👉 O grupo que estava no ônibus voltava de uma excursão em Guarajuba, praia que fica em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, para a cidade de Jacobina, no norte da Bahia.
👉 A maior parte das vítimas era de Jacobina, onde a prefeitura organizou um velório coletivo. Um forte clima de comoção tomou conta do município que tem cerca de 80 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Diaconisa vítima de acidente terminou tratamento de câncer há 6 meses, revela pastor
‘Ele não queria ir’, diz irmão de homem morto em acidente no norte da Bahia
‘Preferia que eu fosse no lugar da minha filha’, diz pai de adolescente morta após batida
👉 O trio que estava no caminhão havia saído de Juazeiro, no norte da Bahia, e tinha como destino Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador, onde fariam o descarregamento de mangas.
👉 Conforme a PRF, o local do acidente é uma linha reta, com poucos registros de colisão. Em 2023, foram apenas três casos de batidas entre os quilômetros 380 e 390.
👉Destes acidentes, três foram causados por condutores que dormiram e outro por uma ultrapassagem indevida. Ao todo, nove pessoas ficaram feridas e nenhuma morte foi registrada.
Mapa mostra localização do acidente
Arte g1
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Leia também