Poder
Política

Jorginho Mello anuncia representação na PGR após fala de Lula sobre Santa Catarina

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou que apresentará uma representação à Procuradoria-Geral da República contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após um discurso realizado em Itajaí. Na ocasião, Lula afirmou que não se pode permitir que “prevaleça em Santa Catarina o racismo”, declarou que “não tem essa de um cara que é branco ser melhor do que o que é negro” e citou Adolf Hitler ao abordar o tema.

Jorginho reagiu afirmando que as declarações generalizaram de forma injusta a população catarinense. Segundo o governador, chamar o povo do estado de racista é uma atitude preconceituosa e passível de responsabilização. Como argumento, destacou que Santa Catarina recebeu mais de 500 mil migrantes de outras regiões do país na última década, sustentando que esse fluxo populacional contraria a ideia de um estado marcado pela intolerância.

A representação será analisada pela Procuradoria-Geral da República, que decidirá se há elementos para adoção de alguma medida. Até o momento, a Presidência da República não havia se manifestado sobre a iniciativa do governo catarinense.

Leia também