Nacional

Lula pede demissão de Juscelino Filho após denúncia por desvio de emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou a demissão de Juscelino Filho do cargo de ministro das Comunicações nesta terça-feira (8), após o político ser formalmente denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão foi tomada durante uma conversa por telefone entre os dois e tem como objetivo permitir que o agora ex-ministro se dedique integralmente à própria defesa no Supremo Tribunal Federal (STF).

Juscelino é acusado de envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares e será investigado sob relatoria do ministro Flávio Dino, do STF. Em nota, o ex-ministro reafirmou sua inocência e afirmou que optou por deixar o cargo para priorizar sua defesa.

Durante entrevista em 2024, Lula já havia declarado que qualquer integrante de seu governo formalmente denunciado deveria se afastar do cargo. “A verdade só você conhece. Se o procurador apresentar denúncia contra você, é preciso mudar de posição”, afirmou o presidente à época.

A exoneração de Juscelino Filho deve ser publicada no Diário Oficial da União até esta quarta-feira (9). Ainda não há um substituto oficial definido, mas o nome de Pedro Lucas Fernandes (MA), atual líder do União Brasil, é o mais cotado dentro da bancada do partido para assumir o ministério, segundo o deputado Elmar Nascimento (União-BA).

Deixe uma resposta

Acesse para Comentar.

Leia também