Bahia

Sete foragidos são identificados por sistema de reconhecimento facial no Festival Virada Salvador

Evento teve cinco dias de festa, de quinta (28) a segunda-feira (1º), com mais de 100 atrações musicais na Orla da Boca do Rio. Festival Virada Salvador registra 260 furtos de acordo com a SSP
Sete pessoas que estavam foragidas foram capturadas no Festival Virada Salvador, evento com festas de Réveillon, realizado de quinta (28) a segunda-feira (1º) na capital baiana. Eles foram identificados com apoio do sistema de sistema de reconhecimento facial da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA).
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
De acordo com a pasta, os presos possuíam mandados judiciais abertos pelos crimes de homicídio, extorsão, furto e dívida por pensão alimentícia.
Secretaria de Segurança Pública da Bahia apresentou o balanço do evento nesta terça-feira (2)
Jorge Cordeiro
Ao longo dos cinco dias de festa na orla da Boca do Rio, a SSP-BA contabilizou 715 mil pessoas no evento. A solução de contagem foi testada de forma piloto.
LEIA MAIS
FOTOS: veja imagens da noite de Réveillon no Festival Virada Salvador
Com Preta de volta aos palcos, Gilberto Gil se apresenta com a família no Festival Virada Salvador
Após levar ‘cantada’ de Anitta no carnaval, prefeito de Salvador encontra cantora no Festival Virada
O número é menor do que o divulgado pela Prefeitura de Salvador, responsável pela organização da festa. Pela contagem da gestão municipal, mais de 2 milhões de pessoas curtiram os shows na Arena Daniela Mercury.
Mais de 100 artistas se apresentaram nos quatro espaços disponíveis — Brisa Divas, palco só com atrações femininas, Escalada Eletrônica, Super Trio da Virada, com atrações nos intervalos dos shows principais, e o Palco Virada, que recebeu nomes como Anitta, Jorge & Mateus, Família Gil e Ivete Sangalo.
Família Gil no Festival da Virada Salvador
Joilson César/ Ag. Picnews
“A gente tem muito o que celebrar durante todos esses dias, no sentido de grandes atrações que passaram por aqui com essa megaestrutura, com um palco belíssimo, com toda a cobertura que foi feita aqui e sobretudo pela expressão da população e dos turistas”, ressalta Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo.
Para ele, o evento “coroou um momento importante” na capital baiana, com maior visibilidade e fluxo de turistas.
Esquema de segurança
Além da captura de foragidos, mais cinco pessoas foram presas em flagrante por roubo, furto, desacato e desobediência. Os agentes também apreenderam 217 objetos perfurocortantes e contundentes nos portais de abordagem.
Não foi registrado crime contra a vida. As unidades de Polícia Judiciária listaram quatro lesões corporais, 260 furtos com 220 celulares subtraídos, 10 roubos, 13 desacatos, quatro vias de fato, quatro posses de entorpecentes e uma ameaça.
Já o Corpo de Bombeiros Militar realizou 79 atendimentos nos cinco dias do festival
Roda-gigante é um dos atrativos do festival, na Arena Daniela Mercury
Joilson César/ Ag. Picnews
Para atender o público no evento, a SSP-BA montou um esquema especial com mais de três mil policiais e bombeiros.
Além da solução de contagem de público pela Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), outra novidade foi a montagem do posto da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev). O espaço era dedicado ao acolhimento do público em situação de vulnerabilidade social.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Leia também